O que o artigo não fala e nem deveria é se, na prática, pode ser
percebida alguma melhora na performance. Que, aliás, foi o que nosso
amigo perguntou.

O ganho de performance em usar registradores de 64 bits, que é a
grande novidade desse processadores, só é perceptível em programas que
usam muita CPU, como processamento de imagens ou de sons ou jogos ou
sei lá o que. Aliás a troca de processador, em geral, só atua nesse
ponto mesmo.

Para as outras aplicações, o impacto é que agora pode-se usar mais do
4 Gb (ou 2Gb, não lembro) de memória, graças ao fato dos registradores
serem maiores e poderem endereçar mais (muito muito mais). Isso só é
bom mesmo para servidores, por enquanto. Porém percebam que estamos
chegando muito perto desse limite. Qualquer desktop novo por aí já tem
1 Gb de memória.

Outra questão é que todos os ponteiros em seus programas duplicam de
tamanho, então deve haver um pequeno aumento de uso de memória.
Bobeira

Existe um outro ponto, não existem versões 64 bits de muitos do
softwares proprietários. Isso, aliás, é um demonstrativo de qualidade
e eficiência do software livre. Quase todo o sistema Ubuntu já está
disponível em 64 bits. Porém o Java, os codecs de vídeo, o google
earth, skype e o flash NÃO tem versões pra 64. Na verdade, o Java tem
uma versão sim, mas é uma bosta: é lenta, consome muito mais memória e
não tem plugin pro browser. Por que é tão difícil assim recompilar o
troço em 64 bits? O código deles deve ser uma porcaria. Com o Java,
isso deve ser corrigido em breve com a versão 6 GPL.

Assim sendo, é necessário usar um esquema para rodar programas de 32
bits dentro do seu sistema de 64. Isso é chato porque se você tem o
Firefox32 aberto, e ele usa GTK+, necessariamente você terá duas GTK+
em memória, a versão 32 pro firefox e outra de 64 pro resto do desktop
Gnome.

Acho que é isso. Qualquer dúvida, me manda email. Tenho um Edgy 64 em casa.

Abraços

Aldo