Me parece que houve um equívoco.

O termo 'hint' refere-se a uma informação associada ao arquivo de
fonte que 'melhora' a renderização de fontes com anti-aliasing em
monitores. Esse melhorar significa aumentar o contraste, evitando o
efeito borrado. Quando o próprio arquivo não tem hint (ou este usa uma
tecnologia proprietária), o FreeType, que é o renderizador de fontes
em Linux, faz o autohint. Ele tenta encaixar a fonte no grade dos
pixels de forma a maximizar o contraste. Isso normalmente não é
'melhor' do hint original do arquivo.

Que aconteceu? O nosso amigo RedTuxer ligou o autohint, que ignorou o
hint original do arquivo de fonte e gerou uma fonte mais borrada. Ele
gostou assim e disse que estava mais suave. Questão de gosto mesmo,
mas notem que o 'P' de 'Places' ficou com uma linha cinza do seu lado
esquerdo. Além disso, as letras 's' e 'a' ficaram diferentes. Onde
acabava em curva, passou a ter uma linha reta.

Vejam explicação melhor em http://en.wikipedia.org/wiki/Font_hinting.

Sobre as fontes com borda 'colorida',
http://en.wikipedia.org/wiki/Subpixel_rendering
Esse recurso está disponível em Linux também, mas nunca achei que dê
um resultado muito legal.

http://tuxvermelho.blogspot.com/2006/12/optimizao-das-fonts-no-ubuntu.html

Aliás, no configurador de fontes do Gnome não é possível ajustar essas
variações de renderização?

Estou errado?

Abraços

Aldo