Em Sex, 2007-01-26 às 20:20 -0200, Lucas Arruda (llbra) escreveu:
> Adorilson,
>
> pra mim esse negocio de passar mp3 pra ogg nao e uma solucao muito
> boa nao. Pega um cd de musica e ripa pra ogg e depois pra mp3 e compara.
> Outra coisa, nao quer dizer que se as duas tiverem a mesma bitrate elas
> estao boa. Dizem que mp3 so comecar a ficar boa a partir de 192kbps, e ogg
> a partir de 160 ou 190kbps.

Para meus ouvidos mp3 de 128 tá ok no computador (embora para o home
theater 160 seja o mínimo).

> Uma coisa que o mp3 tem de vantagem e o VBR (Variable Bit Rate), que
> faz com qua a musica nao tenha um fluxo fixo, ela tem o que precisa, entao
> em certos momentos a musica e 192 em outros 320, em outros 224, sempre
> aproveitando melhor possivel o espaco, sem que nao haja nunca perda de
> qualidade.

Não, não ! Não! Ogg também tem isso e, aliás, é o comportamento padrão
do oggenc. Se não está assim é porque esses programas de interface
gráfica carregam o oggenc com uma linha de comandos cheia de argumentos,
entre eles bitrate fixo.

É por isso que eu sempre recomendo a boa e velha linha de comando: é
nela que está o "poder" de fazer as coisas do jeito mais otimizado.

Amigo, para de usar esse desajeitado do SoundConverter e vamos ao
terminal.

use a opção de salvar em .wav do mpg321 e depois taque "oggenc *.wav" e
veja que linda coisa vai acontecer. Por padrão, um arquivo ogg é cerca
de 90% do tamanho de um mp3 de mesma qualidade (mas normalmente você
consegue mais redução que isso).
--
José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>