Olá Geraldo,
Obrigado pela resposta. Mas, o que é o Beagle? Para pesquisas uso o applet
de pesquisa do gnome mesmo.
Você está certo, estou querendo uma visão de thumbnail, mas que não fossem
tão miniatura assim, ou que desse para a gente "ver" melhor o que está
dentro do documento.
De fato, tanto o nautilus no linux e o explorer no windows tem as tais
miniaturas, mas tanto cá quanto lá, elas nada mais são que ícones grandes
que ajudam pouco a identificar o arquivo e mais, somente inserem um processo
a mais na exibição correta das pastas.
Que outros programas posso utilizar para essa função? Que carregue rápido,
claro, se não perde-se o sentido, pois aí é mais fácil abrir o evince
direto.

André Cavalcante
Manaus, AM.