On 3/6/07, Fabio Fernandes <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> .... tá, é novato, td bem, se fosse experiente, eu não acreditava.

    :-)

> [...]
> rede conectada, um sistema que seria um pc totalmente OFF-LINE.
> devido a internet, etc... sempre existe esses  problemas de invasões... pq
> eh facil... invadir um pc 'monousuario'... afinal, não existe segurança pra
> um usuario nao mexer no outro usuario e tals...
>
> linux é um sistema multi-usuario, baseado em tcp/ip (protocolo da internet),
> logo, a segurança de dados que existe em si, e na manipulação de um usuario
> pra outro e td mais, é mto mais forte e preparado para internet, tanto que
> não existe anti-virus para linux (soh existe para não infectar os PCs

    Discordo ao dizer que o Windows é monousário. Desde o Windows 2k
não vem mais sendo mono, como o Win ME.

    A diferença pode estar em como isto vem montado ou é configurado.
No Windows vc tb pode ter "o mesmo comportamento" que no Linux, sem
que usuário tenha acesso a nada que não seja meus documentos.

    Penso que a maior diferença é que no GNU/Linux isto já vem
"imposto" para você. Aí a maior dificuldade para novatos. Além é claro
de não ser, ainda, alvo de virus pois o sistema é pouco utilizado em
comparação com Windows.

    Lembrando que ambos os sistemas tem seu kernel monoliticos.

    Agora respondendo a pergunta, se queres um fire bem legal e com um
interface gráfica de fácil uso, experimento o firestarter:

aptitude install firestarter

> segurança ? isso tudo que falasse, é soh pra se temer no windows.
> linux, senhas bancarias e tals... mesma coisa, mas nem por isso podes entrar
> em qualquer site sem medo (sites de bancos, phishings e tals)
> aquele cuidado que sempre tens, é melhor manter-lo

    Concordo.

> =]

    Abçs,

Zandre.