Marcelo

Ha varios programas que vc pode usar.
Tem muita gente que gosta do Avidemux2.
Eu prefiro o tovid.
O avidemux é tem uma interface grafica bem amigavel.
O tovid é mais na linha de comando, embora tenha o pacote "tovid-gui" que
tbem ajuda os novatos.
Nesse site: http://tovid.wikia.com/wiki/Main_Page
tem tudo o que vc precisa saber sobre o tovid, e se desejar, de uma googlada
e veja o avidemux.
Espero ter ajudado.

[]

tombs