Tenho o mesmo problema...
Somente no Dapper depois de umas atualizações desligava normalmente.
Depois que instalei o Edgy, tive que começar a pressionar o botão "power"
por 5 segundos quando chegava na "will halt now". Esse problema ficou se
extendendo até o Feisty que instalei aqui nesses dias.

Já foi reportado um bug no launchpad há mais de 3 versões e não acham
solução.

Parece ser um pouco complicado corrigirem, porque só para ter uma noção, eu
tenho a mesma placa mãe que você e quando eu usava o Edgy, diferente de
você, aqui não desligava :-/