:: Dirceu :: escreveu:
> Pois é, pessoal. Com um mês de atraso, fiz o upgrade pro Feisty (tava
> curtindo o Edgy, já que foi custoso fazer o modem funcionar nele).
>
> Mas o detalhe: no Windows, criei uma partição primária pro Feisty. Dei boot
> pelo live CD, e na hora da instalação, simplesmente o Gparted não se
> entendeu com as duas partições primárias do HD (do windows e do ubuntu), e
> queria apagar tudo. Como ainda não posso fazer isso - até porque há uma
> partição com dados - saí do instalador e dei reboot.
>
> Com o SuperGrubDisk restaurei a MBR (senão nem entrava no Win), e, uma vez
> [...]
Sim. Eu sempre passei por isso quando usava dual boot.

Acontece que você não precisa "criar a partição" com o Windows. Seja lá
o que for que você faça o Linux não vai reconhecer essa partição. E
mesmo que reconheça, é melhor deixar ele fazer as coisas do seu jeito.

Simplesmente reserve o espaço do Windows (que o linux chamará de
/dev/hda1) e, talvez, uma partição de compartilhamento de dados entre os
dois sistemas. Feito isso, deixe o resto do disco vazio e deixe o Linux
se haver com este espaço.

Desde que você não marque para formatar nenhuma das partições que
pretende usar com o Windows, tudo está OK. É assim mesmo que o Linux
funciona.

José Geraldo