Pessoal, obrigado pelas dicas.

Pelo que eu vi o Kilyx seria uma ótima opção (se a Microsoft não tivesse
comprado boa parte das ações da Borland e mandado acabar com a festa).

Quanto ao Java, considero o J2EE uma opção muito boa para web mas como opção
para Linux ele tem algumas complicações que me desestimulam.

Realmente o C++ me pareceria a linguagem mais robusta para qualquer
plataforma. Mais minha formação sempre foi ObjectPascal e eu costumava a ver
o C como um picho de 7 cabeças. (Apesar que depois que aprendi Java, ela me
parece mais natural agora).

Já o Python e o Ruby, parecem ser as linguagens da moda, já vi muita gente
falando que são muito boas. Mas minha dúvida é:

   - Como fica a produtividade de um programador nessas linguagens?
   - A performance, comparada com uma aplicação compilada, como fica?
   - O Ruby funciona para desktop ou só para web?
   - Qual seria uma boa IDE para quem quer produtividade.
   - Onde consigo um bom material de estudo em português?

Pelo que já vi até agora, vou dar uma olhada no C++ e no Python e vê se eu
acho respostas para minhas perguntas.

Valew pessoal,

Nilo Martins