Eu acho, como muitos aqui, que se deve tentar manter a pronúncia original no
caso: ubUntu.

Além disso nós dizemos "saite" e escrevemos "site". Portanto na minha
opinião as palavras estrangeiras não devem ser lidas como seriam
pronunciadas em português.

Se for pra nacionalizar a palavra então o melhor é colocar um acento:
Ubúntu. (se a regra gramatical anteriormente citada estiver correta).

Abraços
Andre Almeida