Marnes escreveu:
> procurei no google por: "/usr/bin/yes" "/urs/bin/no"
> e encontrei isso:
>
> http://linuxgazette.net/issue98/lg_tips.html
> http://linuxgazette.net/issue99/lg_tips.html
>
> procura pela string "/usr/bin/no" ali dentro
>

> mas eu arriscaria que não é apenas um alias como suspeitam nessas
> páginas, e sim algo que se comporte tal qual o 'yes' mas com valor de
> retorno negado ou algo assim
>
> faria sentido pro teu script? se sim, então usa "yes||true" no lugar de "no"

Muito obrigado pela sua dica. Depois de muito procurar e descobrir que
não existe um comando no, fui "cavar" um tanto no makefile e descobrir
aonde ele era usado, para que então eu achasse um meio de mudar ou então
pedir alguma ajuda com a parte exata do meu problema e descobrir que era
um erro do make file. Durante o configure ele procurava por um programa
chamado xmllint, que eu não tinha instalado, so que em vez de avisar que
o programa era necessário, ele colocava no nome do programa a palavra
no, assim na hora de executar ele tentava usar o programa no. Ele
deveria avisar que o programa não existe e não colocar um nome errado, e
também interromper o configure avisando que este programa era necessário.

Obrigado pela ajuda,
  Fernando Correa da Conceição.