Vinícius,

On 7/12/07, Vinicius Zanon Martins <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Alguem sabe me explicar o que é essa variével LD_LIBRARY_PATH??

É a variável que define o "caminho" para localizar as bibliotecas dos
softwares

O que é, pra serve,

O que é eu já disse. Pra que serve está meio dito. A verdade é que nos
sistemas como o ubuntu, você só precisa definir ou acrescentar caminhos a
essa variável quando usando softwares que eventualmente exigem isso.

pra q q eu uso, como eu uso,etc, etc, etc.

Vocâ a usa justamente quando for necessário, no ubuntu, é raro,
especialmente se você não for programado. Um exemplo de uso comum : O
software Qtiplot necessita da biblioteca "liborigin.so". Só que isso
significa que você precisa instalar ela.
Ora, você pode simplesmente copiar a dita para o /usr/lib/liborigin.so e
resolver o seu problema sem qualquer modificação adicional, é simples e sem
dor de cabeça, mas se você não quiser misturar as libs do sistema com libs
"pessoais" você a copiaria para /usr/local/lib/liborigin.so
O problema é que como o software que não foi instalado com essa informação
de posição, não procura no /usr/local/lib/; a solução é acrescentar no
.bashrc algo como:

export LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/usr/local/lib/

Normalmente quem precisa desse tipo de recurso sabe disso ao instalar o
programa (por que está no README) ou então é programador.

Como eu uso isso muito. Eu tenho essa variável e a irmã dela :
LD_INCLUDE_PATH (que é o equivalente para arquivos de headers) definidos no
/etc/environment, da forma.

LD_LIBRARY_PATH="/lib/:/usr/lib/:/usr/local/lib/:~/lib/"
LD_INCLUDE_PATH="/usr/include/:/usr/local/include/:~/include/"

Além disso, o ifort (compilador intel fortran), e o conjunto de bibliotecas
matemáticas da intel, usam essas variáveis para se definirem no sistema.

Nas linhas do meu /etc/environment estão definidos os caminhos de sistema
(no caso do lib são dois), depois os locais e depois "pessoais", onde eu
coloco aquilo que eu programei.

Se alguem tiver alguma documentação em português sobre isso tb ajuda.

Não posso te ajudar nisso, eu não conheço nem mesmo informações em inglês a
esse respeito. De fato você só precisa saber quais são os nomes das
variáveis e que são variáveis de "caminhos". De forma que usá-las é idêntico
a usar a variável PATH em si.

Mas observar que para mim elas só estão definidas por causa do uso de um
programa específico. Do contrário, não seria necessário. Eu poderia
acrescentar o caminho pessoal de includes e libs dentro do Makefile. De fato
essa deve ser a solução mais comum. Para quem usa o eclipse existe certa
vantagem na configuração se já tiver essas variáveis definidas do jeito que
você vai querer, mas novamente eu posso contornar isso configurando dentro
do eclipse os caminhos.
Enfim, a necessidade em si é para poucas aplicações, as demais conseguem de
alguma forma contornar isso de alguma forma se tornando uma opção pessoal o
uso dessas variáveis..

Valeu

Até.