A variável LD_LIBRARY_PATH contém uma lista de diretórios separados
por ";" onde o sistema irá procurar por determinada biblioteca de
carregamento dinâmico. Em Linux, essas bibliotecas são arquivos com
extensão ".so". São os equivalentes aos arquivos ".dll" do ruindows.
Essa variável funciona de forma semelhante ao PATH que serve pra
encontrar arquivos executáveis.

Na verdade, quando um programa precisa, digamos, de uma libGL.so (para
o OpenGL), o sistema procura esse arquivo nos diretórios listados na
LD_LIBRARY_PATH, depois no arquivo /etc/ld.so.cache e por último nos
diretórios /usr/lib e /lib.

Sobre documentação e, português sobre isso, não encontrei nada muito
legal, mas tem isso aqui:
http://man.cx/dlopen(3)/pt

Outra dica legal é o comando "ldd". Ao dar um "ldd /bin/ls", ele lista
todas as bibliotecas que o executável "ls" precisa pra rodar.

Qualquer galho, avise.

Abraços

Aldo