Caro Leonardo

Depende muito do fim para o qual vais usar a máquina em questão.

Se sua situação eh para um desktop ou notebook, talvez uma particao / e
outra para swap bastem mas se você pretende usar a máquina também como
servidor, sugiro que separe as partições da seguinte forma:

/boot - Primaria 100 megas
/ - Primaria.. 1 giga
swap - Primaria.. 512 megas

/usr - Extendida - 5 gigas
/var - Extendida - 3 gigas
/tmp - Extendida - 1 giga
/home - Extendida - o que sobrar

Por que isso tudo?

Bom, principalmente por questões de segurança [ que impactam mais
diretamente em servidores ].

Se separares as partições dessa forma, podes na montagem, permitir ou não a
execução de scripts a partir de cada partição..

Exemplo prático:

No /tmp todos os usuários podem escrever, certo? Agora imagine que seja
detectada alguma vulnerabilidade no apache e que com essa vulnerabilidade se
possa fazer alguma injecao de código a partir do apache, com o usuário do
apache no /tmp.. Se isso de fato fosse possível e caso a partição /tmp
esteja dentro da particao /, eh possível a partir do /tmp executar o código
injetado.

Se separares as partições como mencionei acima, podes especificar no
/etc/fstab que a partir da particao /tmp não serão permitidas execuções de
códigos.. sendo assim, mesmo que se jogue algum script para dentro do /tmp e
de alguma forma o mesmo se torne executável, não será possível executar ele
a partir dali.

Outra situação:

Se o /var estiver dentro da particao /, imagine que o rotacionamento de logs
do servidor nao esteja funcionando da forma como deva.. ele vai gerar logs e
aumentar o tamanho dos arquivos.. em um dado momento a partição /var [ onde
ficam os logs ] vai encher.. perceba que se o /var estiver dentro da
particao /, eh a particao / que vai encher e aí sim, seu servidor tende a
parar de funcionar por falta de espaco em disco..

Agora se o /var estiver em uma particao diferente do /, apenas a particao
/var será afetada. Eh bem verdade que os logs pararão de funcionar mas o
servidor não será comprometido tão gravemente quanto à situação anterior
visto que os serviços continuarão em execução..

São situações que muitas vezes passam em aberto e muitos administradores não
prestam atenção à esses detalhes..

Nas minhas máquinas uso como mencionado acima e a única coisa que muda, em
geral, eh o tamanho de disco alocado para cada partição..

Nunca tive problemas e até hoje só vi vantages.. inclusive meu note tem um
esquema de particionamento assim também..

Claro que, caso esteja iniciando no mundo linux, opte por alternativas mais
simples que atendam às suas necessidades.. depois com o passar do tempo e os
novos aprendizados, arrisque algo mais complicado e mais completo.

Acredito que seja isso.

Um abraço

Bohrer

On 9/5/07, André Gondim < [EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Olá Leonardo,
>
> Eu no seu lugar usaria assim:
>
> / 14,5GB
> swap 512mb
> não usaria home, deixaria tudo na /
>
> Abraços e boa sorte,
> André Gondim
> http://andregondim.eti.br/

Fernando Bohrer
Linux Registered User # 431341
Linux Professional Institute Certification Level 1 - [LPIC-1]