Olá Fred.

A próxima dúvida pode parecer besta, mas, é o primeiro micro que
> possuo com discos SATA. No caso, serão um HD Seagate SATA II e um
> gravador de DVD Samsung SATA. Como está o suporte a discos SATA no
> Linux (e no Ubuntu, mais especificamente)? Poderei ter algum problema
> com estes drives?

Em relação ao hd SATA , pode ficar tranqüilo. Tenho seis máquinas desktop
com hds SATA e um server com 4 hds SATA rodando ubuntu e sem problemas em
todos.

Gostaria também de pedir algumas opiniões sobre as questões abaixo.

> Estou inclinado a instalar o Ubuntu 64 bits. Mas pelo que andei
> pesquisando, há problemas com o Java, Flash e codecs multimídia.
> Existe mais algum problema em relação à versão para 64 bits? Vale a
> pena instalar esta versão assim mesmo?

Em relação a arquitetura 64 acredito (pelo que colegas e amigos falam) que o
suporte do ubuntu é melhor até que o windows. Se vale a pena? Vale pois o
desempenho é considerável superior a 32bits, mas existe esse problema de
java, flash e etc... Ainda alguns pacotes são compilados somente para 32, no
máximo terás que compila-los. Mas em relação a isso, não sou a pessoa mais
indicada para lhe dizer como está o suporte a arquitetura 64bits. Desconheço
a real situação do dia a dia, pois  minha máquina ainda é 32.

Outra coisa é em relação ao release do Ubuntu. O release corrente é o
> 7.04 (que uso no meu micro atual). Penso em instalar o 7.04 neste
> micro novo e atualizar para o 7.10 no lançamento. Só que a versão
> final do 7.10 está planejada para ser lançada aproximadamente daqui a
> um mês. Eu devo pegar o computador no início da próxima semana. Até lá
> o Tribe 6 do Gutsy já vai ter sido lançado. Será que compensa instalar
> o 7.10 de uma vez e ir atualizando até a versão final?

Pelo que o pessoal esta falando não haverá problemas maiores se instalares
direto o 7.10. Mas é aquela coisa, é versão ainda em testes e
desenvolvimento. Eu no seu caso instalaria o 7.04 e atualizaria. Eu gosto de
dar uma semana, até duas após a atualização real do sistema para depois
atualizar uma máquina, para depois sim atualizar em série. Sempre tem um bug
bobo aqui e outro ali são resolvidos. Mas é de cada um. Ai é com você.

Em relação ao hardware, não tenho experiência com eles não. Mas se eles
possuem drivers para linux ACREDITO  que não deve haver problemas. Talvez a
instalação seja meio chata e tal, mas funciona, funciona.

Abraços

--
Juliano Timm Menezes

GNU/Linux user 434562