Olá Grabriel, pelo que eu vi, o Ubuntu identificou a placa, ela esta
listada, o controle de volume funciona, so que nao tem som nenhum saindo de
lugar nenhum.
vou tentar um tutorial que achei na rede e ver o que acontece, algo como
editar /etc/modprobe.d/alsa-base e alterar uma linha.
Mais uma coisa: estou surpreso, de todas as distribuiçoes que ja testei
esta, sem dúvida, é a melhor de todas.

vou fazer a tal alteraçao e te passo o resultado.
Abraço e obrigado pela resposta.
KS