Como eu não gosto deixar nenhuma senha em arquivo eu uso um script que fiz
para esse propósito:

1) você cria um arquivo para o script
no meu caso eu chamei o arquivo de conProxy.sh
Ex.: gedit ~/conProxy.sh

2) Coloca o conteúdo abaixo mudando apenas os dados do ip e porta do proxy
que no exemplo é 10.0.0.1:3456
#-----------------------------------------------------
# perguntar qual o nome do usuário;
read -p "Digite o nome do usuário: " usuario

# perguntar qual a senha
read -s -p "Digite a senha: " senha

http_proxy="http://${usuario}:[EMAIL PROTECTED]:3456"
ftp_proxy="ftp://${usuario}:[EMAIL PROTECTED]:3456"

export http_proxy
export ftp_proxy

echo "exportado com sucesso."
#----------------------------------------------------

3) Dá permisão de execução para o script
Ex.: chmod 700  ~/conProxy.sh

4) Quando for fazer um apt-get você deve abrir executar o comproxy antes com
o comando source para que as variáveis exportadas possam ser acessadas pelo
apt-get.
Ex.: source conProxy.sh

5) Dai é só colocar seu usuário e senha do proxy

6) Agora sim você pode chamar o apt-get tranquilo....

Obs.: Quando você fechar o console seu usuário e senha senha apagados das
variáveis de ambiente e você não precisa se preocuparem com segurança de
arquivo.

Outra forma bem mais simple é usar o arquivo de configuração do apt
"/etc/apt/apt.conf" e colocar lá as variáveis :

http_proxy="http://${usuario}:[EMAIL PROTECTED]:3456"
ftp_proxy="ftp://${usuario}:[EMAIL PROTECTED]:3456"

Mas ai fica estático e você tem que gravar seu usuário e senha no arquivo.
Fica a sua escolha.

Boa sorte.

Em 01/10/07, André Gondim <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Pode dá uma lida em:
>
> http://andregondim.eti.br/?p=54
>
> Abraços e boa sorte,
> André Gondim
> E-mail: [EMAIL PROTECTED]
> Blog: http://andregondim.eti.br

Atenciosamente,

José Nilo Martins Sampaio
Analista de Aplicações de TIC
UPP - Unidade de Prospecção e Planejamento
ATI - Agência Estadual de Tecnologia da Informação
Fone.: (81) 3181.8121 - Email.: [EMAIL PROTECTED]