Pessoal.

  Antes de mais nada, pesquisei na lista e não achei a resposta para
minha dúvida (até vi um caso semelhante, mas aparentemente não
resolvido e não exatamente igual).

  Seguinte, formatei um HD de 120Gb que tinha aqui depois de uma bela
faxina nele. Quero então usá-lo especialmente para repositório de
arquivos multimídia (que são maiores). Para isso, criei um diretório
chamado /repositorio e adicionei a seguinte linha no fstab:

/dev/sdb5               /repositorio           ext3         defaults
         1 1

  A partição foi montada automaticamente na inicialização do micro. O
porém é que esse diretório só pode ser escrito pelo próprio root. Eu
gostaria que os usuários do grupo X pudessem ler, escrever e executar
arquivos desse HD (montada no /repositorio) e os "outros" só ler.
Olhando na internet vi que poderia manipular melhor ali as opções,
utilizando o umask. Fazendo os malditos cálculos cheguei à conclusão
de que deveria colocar umask=003, que diminuindo de 777, me daria uma
permissão de 774 (o que preciso) para o diretório. Não sei se escrevi
errado ou algo assim, mas quando reiniciei o computador ele não
conseguiu montar por causa de parâmetros inválidos de opções. Olhando
no manual online do mount não encontrei essa opção do umask (dá para
usar mesmo ou não tem mais essa opção?).

  Seja qual for a solução, o que gostaria é de saber a melhor solução
para eu usar esse meu HD como um diretório acessível e com acesso de
escrita e execução para usuários do grupo (como um diretório onde
guardarei todos os arquivos multimídia). Como se eu pegasse no Windows
e "espetasse" esse novo HD que serviria como um grande repositório de
arquivos.

  Obrigado a quem me ajudar!

  Abraço!

--