Oi Felipe!

Absolutamente não. :-)
A tecnologia biométrica é simples e independe de ActiveXs da vida. O que
acontece é que você normalmente faz uma imagem do dado biométrico
(impressão digital, face, iris, etc), separa os pontos principais que
caracterizam aquele dado biométrico, as chamadas minúcias. Roda em cima
delas um algoritmo que vai te dar um bloco de bits, como um hash. Que
não pode, a partir dele, voltar à imagem. Esse hash, variando de 0,5
kbyte à 7 kbytes, é o elemento que será enviado para um servidor de
autenticação. Muito simples. Essa autenticação hoje também pode ser
feita offline, com a comparação do hash cadastrado em um chip de
smartcard com a imagem feita no momento da autenticação, dentro do
próprio chip do cartão. É o chamado match on card.
Ou seja, a Microsoft não pode mudar os padrões que já existem há mais de
duas décadas no mercado mundial.  ;-)

Abração,
Nelson Corrêa