Talvez você tenha sucesso fazendo o seguinte:

a) descobrindo as faixas aceitas de taxa de atualização vertical e
horizontala do teu monitor (veja no site do fabricante, se não tem nada na
documentação que você recebeu com ele - se é que recebeu)

b) informando esses dados no xorg.conf (na section monitor, se não me engano
... pesquise pra ver como informar os dados).