No meu roteador tem uma opção chamada "Virtual Servers" que fica
na configuração do firewall, é um "redirecionador", todos os pedidos
de inicio de seção na porta "X" são enviados para o ip "Y".
Sendo Y a máquina que disponibiliza o serviço (ftp, ssh, telnet, etc...)
O legal disso é que voce pode acessar várias máquinas dentro da rede
via ssh só alterando a porta no roteador, pois na máquina destino não é
preciso.

Boa sorte.

[]'s Lera