Prezados Zandre e Alexandre,

   Zandre, instalei e utilizei o auto-apt para rodar o configure do
diskman, mas o erro persistiu no "X".
Vou realizar outra tentativa, pois creio que o problema pode ter sido
ocasionado pela minha conexão que estava péssima ontem.
De qualquer forma a dica foi muito legal, o auto-apt é excelente na
performance de catar as dependencias e instala-las. Me amarrei.

   Alexandre, o fato de insistir na instalação deste programa não tem
nada a ver com o Gparted, ele é excelente. Minha intenção é de verificar
se ele dispõe de outros recursos técnicos para update de MBRs ou zero
fills, por exemplo. Não encontrei tutoriais ou maiores detalhes sobre
este programa e, sabe como é, a curiosidade me levou a testa-lo.

Hoje estou insistindo na instalação por teimosia e curiosidade, mesmo
que o programa não tenha nada de mais. Para mim lidar com scripts é um
sempre um aprendizado a mais e creio que isto me será muito útil no
linux.

Posto depois com os resultados, valeu gente.

Salles (Nethell)