Em Ter, 2008-02-19 às 11:10 -0300, Laura Bernardes escreveu:

>  Deu certo em parte, pois baixou o codec para ver o
> youtube (GStreamer ffmpeg video plugin, baixou tb Mozilla-plugin-gnash e
> flashplugin-nonfree) mas ainda assim não to conseguindo ver o vídeo. Fica
> tentando baixar e não anda para lugar nenhum.

Tem isso mesmo de não funcionar.

Desinstale o gnash (use o Synaptic para isso, clique em localizar e
digite gnash. com o botão direito, clique e escolha remover todos os
arquivos relacionados ao gnash) e o flashplugin (a mesma operação).

Baixe este arquivo
http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/current/install_flash_player_9_linux.tar.gz
 em sua pasta pessoal.

Se apenas você usa o PC, poderá instalar apenas na sua conta o plugin do
Flash -- descompacte o pacote com o botão direto e escolhendo Extrair
Aqui, entre na pasta e dê dois cliques no arquivo flashplayer-installer
(escolha executar no terminal) e siga as instruções na janela do
terminal.

> Será que alguém me indica a lista básica de pacotes para quem precisa usar
> programas gráficos, acesso a conteúdo da internet (vídeo, rádio, applet
> java), e atualizações de segurança?

Você pode usar o Inkscape para gráficos vetoriais (sudo apt-get install
inkscape). Para usar arquivos mp3, wma, wmv, instale o GStreamer (sudo
apt-get install gstreamer0.10-plugins*); se quiser converter seus
arquivos de áudio para o formato ogg, use o SoundConverter (sudo apt-get
install soundconverter). Para o Java, instale o Java plugin (sudo
apt-get install sun-java6-plugin). Para rádio, use o Banshee (sudo
apt-get install banshee).

Acho que as pessoas da lista podem aumentar/diminuir esta relação.

> Quero muito ficar só com Linux, mas preciso conseguir executar tudo que o
> Windows me permitia antes.

Infelizmente para muitos (como eu), o Linux ainda não permite uma
substituição completa do Windows por si mesmo, mas chegamos lá enquanto
isso, virtualize o Windows e só use quando for realmente necessário.

Cibertecário: Doses Homeopáticas de Ciência da Informação e Cultura do
Software Livre
http://cibertecario.wordpress.com