Boa noite, comuna.

[mode cinic on]
Não precisa ficar todo nervosinho, não. Agora, aprenda a
contra-argumentar e, para isso, aprenda a ler e INTERPRETAR o que se
escreve.
[mode cinic off]

Em Qua, 2008-02-20 às 22:12 -0300, Andre Almeida escreveu:

> Primeiro, quem começou a crítica fui eu, não o Salles.
> Segundo ela não é gratuíta, é por excluir uma minoria: os usuários de Linux.
> Terceiro não é só pq é da MS. É pq a MS faz uma tecnologia para ser usado na
> web (e não no seu SO) para "todo mundo" excluíndo quem não usa o SO dela.
> Ela faz uma tecnologia para "todo mundo" e usa "seus meios" para fazer as
> empresas usarem a sua tecnologia.

Primeiro, não disse que foi o Salles que começou a crítica, disse que o
que Salles apresenta é o problema da crítica pela crítica, quando então
o que você chama de crítica construtiva não é construtiva, mas apenas
crítica. Aprenda a interpretar o que se escreve antes de querer dar
bordoadas a quem discorda de você. Segundo, toda essa esbofeteação é
inútil porque, como eu disse, tudo que falei sobre seus motivos era
especulação.

Além disso, a MS mantém negócios com a Apple e quem usa o Mac pode usar
o SilverLight. Só isso já é suficiente para matar seu argumento de que a
Microsoft só faz tecnologia para o Windows.

> De novo: o Terra  fez a opção dele sim. A de excluir os usuários Linux. Faça
> a sua, você vai pagar a um provedor que te exclui?

A Globo também fez essa opção, mas mudou. O Terra não pode mudar também
não? Ou será que a Microsoft é uma organização Illuminatti pronta para
substituir o executivo de TI que decidir mudar para qualquer outra coisa
que não o SliverLight?

E não faça esse discurso de que usuário de Linux é coitatinho, porque
temos a capacidade de implementar o que não existe para o Linux -- a
história do SO é toda assim, você deve saber. Já existe o MoonLight, uma
implementação do Projeto Mono! Quantas tecnologias possuímos no Linux
que os Windowers não possuem? E o que eles podem fazer para mudar isso?
Aqueles que sabem, implementam. Os demais, continuam pastando -- ou
morrendo de fome, porque quando o capim muda de cor, o burro deixa de
pastar.

Não assino o Terra, uso um provedor de minha própria cidade que, para
mim é suficiente. Não posso baixar minhas músicas no aMule a hora que
quero, mas só em determinadas horas. Torrentes demoram para conectar aos
peers. Mas mesmo assim, estou satisfeito, porque isso de torrent e ed2k
é perfumaria.
Vídeo em alta definição é besteira, luxo que pode ser muito bem
desprezado na hora de consumir banda, que pode ser consumida com coisa
mais produtiva como subir screencasts para ajudar pessoas que estão
entrando agora no Ubuntu a configurar o Evolution, ou o Pidgin. Se
discorda, baixe vídeos para seu PC e assista na hora que quiser. Só tem
o vídeo que você quer no Terra? Procure uma alternativa! Ou não é assim
por costume de todo linuxer procurar por uma alternativa?
Agora, esse papo de "não vou usar o Terra porque não posso ver o
conteúdo HD de lá" é besteira. É reclamar de barriga cheia. Tanto site
por aí pra ver vídeo vou criticar por quê? Porque quero ver o "conteúdo
de alta definição" do site de vídeos? Criticar o Terra porque quis uma
tecnologia inovadora (quantas outras oferecem esse tipo de possibilidade
conteúdo? E nem me venha com o MoonLinght porque este ainda está
incipiente) a uma já saturada é vapor d'água.

> Eu reclamei muito da Globo por muito tempo. Deu certo. Por que não reclamar
> do Terra?

Não disse que não é para reclamar. Leu o que eu escrevi ou já passou à
agressão pura e simples? Se leu, releia até entender. Ao que escrevi se
chama retórica.

> De novo o Terra optou excluir usuários linux eu opto por advertir aos
> usuários de linux disso e recomendar que não assinem o Terra.

Mas por causa disso? E todos os outros serviços do Terra, são uma m*
porque o sub-site de vídeos é para quem usa o Windows/MacOS e
Silverlight? Isso lembra aquela lenda do Stallman, que diz que ele não
aceitava documentos que não fossem em formato de texto rico, porque este
era aberto e ele não lia documentos que não estivessem em formato
aberto.

Você deveria recomendar aos usuários que condicionassem a assinatura ao
Terra se o portal mudasse sua implementação da tecnologia Silverlight ou
pelo menos oferecesse uma segunda opção àqueles que não usam o
SilverLight. Com a demanda por mudança o site certamente mudará sua
visão. Isso é ser produtivo de verdade, é prestar serviço útil à essa
comunidade que precisa derrubar seus muros e viver no mundo real, onde a
tecnologia é usada para beneficiar as pessoas, e não para sustentar a
idéia que modelos de desenvolvimento de software são aplicações
filosóficas para a vida cotidiana.

Não sou mestre do sofisma, meus argumentos podem ter até falhas; mas ao
invés de vir com chavões como se eu fosse um coitado que saiu agora do
Windows e ainda está amarrado a conceitos e idéias não-livres,
contra-argumente onde você encontrar erro no meu argumento. Isso é
falácia, coisa muito feia de se fazer.

Muito prazer em conhecê-lo melhor.

J.

Cibertecário: Doses Homeopáticas de Ciência da Informação e Cultura do
Software Livre
http://cibertecario.wordpress.com