Hugo,

 as normas da ABNT deixam a organização visual do trabalho livres. Isto
inclui a fonte, como sua professora disse.

 Acontece que as faculdades podem adicionar restrições a estes quesitos
visuais, para buscar uma padronização das monografias produzidas lá, de
maneira que elas criem uma identidade visual para a instituição. Você vai
ter que verificar onde isto é definido na sua faculdade para pedir revisão
do caso.

 No meu blog eu publiquei a minha monografia e um modelo ott para quem
quiser produzir a sua baseada nela. Está sob a ABNT, mas com a organização
visual exigida pelo curso de Telemática do CEFET-CE, onde me formei, mas com
um pouco de dedicação é possível adaptar para as exigências do seu curso,
tendo menos trabalho do que fazendo do zero. O endereço é este:
http://xisberto.blogspot.com/2007/11/minha-monografia.html

 Sugiro que pesquise na internet, dá pra encontrar os pdfs das normas
disponibilizados por faculdades. Daí você poderá saber o que você pode
mudar.

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com