É possivel que possa ser problemas no hd externo. Eu tenho dois hds
externos e um está como ntfs (foi formatado no Vista faz algum tempo)
e uso ele mais pra transferir arquivos grandes, mandar algum arquivo
de um servidor windows para minha máquina, etc. Nunca me aconteceu
isso, *pode* ser que seja algum problema no HD ou na interface da
gaveta.

Iria sugerir fazer o teste usando ext3 ou Fat32 (já que estes dois
existem a possibilidade de serem lidos em ambos os sistemas e daria
pra ter um diagnostico melhor).

2008/3/18 Rodrigo Vilaça <[EMAIL PROTECTED]>:

>  Oi a todos,
>
>  Tenho um HD externo ( STCEH Simple Drive ) de 320GB. Uso esse drive nos dois
>  sistemas operacionais na minha máquina ( Win XP e Ubuntu 7.10 ), mas
>  acontece que constantemente ele se "corrompe" perdendo todos os dados.
>  Quando tento acessar no Windows sou informado que ele não está formatado e
>  me pergunta se desejo formatar. Se tento montar no Ubuntu sou informado que
>  não é possível montar o volume. Algumas vezes ele até monta, mas não aparece
>  nenhum arquivo.
> [...]

Daniel de Oliveira
----
Network and System Administrator