Sim, pode ser problema de hardware.

Eu já experimentei isso numa case ViPower com HD120G, aparentemente a
alimentação USB era interrompida aleatóriamente e depois
recuperava-se.

Para avaliar melhor faça assim, instale o gparted e formate sua
unidade USB com EXT2, não use FAT32 porque há limitações das mais
diversas. Para utilizar EXT2 no Windows, instale o programa IFS2EXT :

http://www.fs-driver.org/

Procure observar perda de conexão, e temporariamente use as entradas
USB traseiras, pois tem muito gabinete com as USBs frontais mal
montadas.

No linux com o comando dmesg é possivel ver essas
conexoes/desconexoes. Também há uma opção do comando de montagem que
permite gravações no modo sync, isto é, ele grava imediatamente os
dados no disco evitando corrupções por não conseguir baixar os buffers
na unidade USB.

Observe por um tempo e depois relate sua experiencia na lista.