Davyd, sim tentei...
xmms, assim como aircrack e outras coisas não estão mais disponiveis pelo
aptitude/apt-get (a não ser que se faça alguma coisa que eu não sei o que é
o.O   - mas por "padrão" não vai)

Tava vendo agora sobre o xmms2, quando chegar em casa vou tentar instalar...
(usando a busca do aptitude eu não havia encontrado o xmms2 (procurando por
xmms))

Linux User #454446
Ubuntu User #17428