> Talvez uma pessoa que esteja na faixa de incluída digitalmente, porque até
> mesmo um usuário médio do Windows genérico sabe que nas Opções regionais e
> de idioma dá para verificar qual a configuração do teclado e alterá-la. E
> tem ainda a Restaração do Sistema, que é u'a mão na roda quando bem
> utilizado. E para saber como usar, tem a Internet.

No Ubuntu é difícil encontrar no menu preferência a opção teclado? Veja que
é até mais intuitivo que Opções regionais e Idioma. Tudo bem que você vai
dizer que ele já foi lá e não resolveu, e que no Windows resolve. Questão de
custo beneficio, mas no linux você é capaz de configurar o teclado ao seu
modo, dando funções às teclas como você quiser fazendo o mapeamento do
teclado, mas é recurso avançado. Enfim, é uma discussão sem propósito, não é
o caso comparar um sistema com o outro, o fato é o nível de cobrança ser
maior no linux e está até certo esta atitude, mas a filosofia é diferente
entre os 2 SO's. Não quero começar uma discussão Windows x Linux. Já
comentei que larguei o gentoo e passei para o ubuntu por achar que não vale
a pena perder tempo em compilação do código fonte, mesmo que o sistema fique
mais rápido. Se as pessoas querem rapidez e não perder tempo com manutenção,
pra que migrar para o linux se o windows é perfeito nisso?

> Desde o Windows 3.1 atualizo minhas versões de Windows, apenas reinstalando
> quando atualizo o hardware, e realmente, pelo menos eu nunca tive problemas
> (nem com o Windows Me, que todo mundo odeia, me deu dor de cabeça).

Beleza, primeira pessoa que eu ouço  dizer que com o tempo o windows  mantém
a performance. Eu confesso que eu devia fazer mau uso do mesmo, pois a
sensação que eu tinha (e não sou o único) é que o windows ficava mais lento
com o passar do tempo e bastava uma reinstalação limpa para ele ficar
redondo novamente.

> [...]
> Vale a pena atualizar do Gutsy para o Hardy? Sim, do ponto de vista
> estético
> e prático. Vale o esforço? A menos que todo seu hardware antigo seja
> reconhecido de cara, digo que não. É o que me motivou a fazer o downgrade,
> já que meu vídeo VIA deixou de ser reconhecido de cara, me levando a copiar
> o xorg.conf do Gutsy para o Hardy. Isso sem contar o caso das permissões
> malucas de backups retornados, que se ora se marcam somente leitura nas
> pastas, ora nos arquivos, dependendo do humor do nautilus no Hardy.

Exato. Cui Bono? Servidores ficam uma vida sem atualização e todas as
atualização são muito estudadas e testadas, mas a gente quer ter tudo
atualizado. Eu sou assim e tenho vários problemas com isso. Instalei o
compiz-git e não consegui removê-lo. Mandei e-mail mais não tive a solução.
Não consegui esperar, mas acompanhando o lista, vi que já tem solução pro
meu caso, mas agora já era. A lição é que não devo instalar pacotes não
oficiais no sistema, a menos em repositórios confiáveis. Mas tudo deve ser
analisado. Tenho um colega que não conseguiu configurar a placa de video sis
de seu notebook e voltou ao gutsy que funcionava legal (sem o compiz). Tudo
deve ser analisado.

> Não, o que ele quer é que, pelo menos, alguém diga: "cara, foi mal aí, mas
> teu problema é novo pra mim. Será que mais alguém na lista pode ajudar o
> amigo aqui?". Realmente, problema tem, soluções demoram, mas muitas vezes,
> Código é desrespeitado, mas vá lá, o Código é uma recomendação somente.

Parola.  É realmente uma atitude muito bacana esperar que a lista se encha
de mensagens do tipo: não sei como te ajudar e sobrecarregar o tráfego da
rede. Acredito que o fato de não ter resposta já é um bom sinal das pessoas
não terem idéia de como ajudar. Assim, acho que esta discussão já está
aumentando demais o tráfego e não vamos chegar a lugar nenhum. Então espero
que o problema seja solucionado.

> E desculpe a mim, se parecer que estou me intrometendo no assunto.

Esta é uma lista aberta! Fique a vontade.

Ewerton Dutra