Inspiron mais atual? Realmente ainda existe muita confusão sobre isso, o
Inspiron 1525 é uma versão mas simples do Inspiron 1520, que é
exatamente o  modelo do qual o Vostro 1500 foi baseado, só que com a
diferença de ter a moldura, e parte do teclado pintados de prata ao
invéz de preto. Bom, mais bonito o 1525 pode até ser, mas mais atual
não, é exatamente a mesma plataforma e o mesmo hardware da linha
Inspiron, na verdade o Vostro é a Linha Inspiron todo pintado de preto.

Os dois são similares, o hardware base é identico em ambos os modelos
(santa rosa),  o 1525 é um pouco mais barato, com um esquema de cores
mais agradável, o 1400 é menor e com mais opçãoes de hardware,
resumindo, vá de acordo com o seu gosto, ambos os equipamentos são
ótimos e você estará bem servido e como o hardware é pareceido, o Ubunto
vai se portar igual tanto em um quanto no outro.