2008/6/7 dimiliuson a <[EMAIL PROTECTED]>:

> querem dizer então, que os vírus só vem de partições windows? Por exemplo,
> aquele que não tem o SO do Bill no pc tá livre de pragas?

Galera, eh o seguinte:

Existe vírus para Linux?
Não.

Nunca vai existir?
Pode ser que exista.

Devo me preocupar?
Não. Preocupe-se somente quando algum vírus surgir e houve a notícia que ele
está se espalhando. Quando isso acontecer, a primeira coisa a fazer é
atualizar o seu sistema. Lógico que isso é válido para usuário doméstico. Se
vc lida com um servidor Linux, é bom já está preparado desde já.

Quando um vírus para Linux existir, como ele pode afetar o meu sistema?
O mais arriscado é ele danificar seus arquivos pessoais, como músicas,
email, fotos, documentos etc, já que *provavelmente* o vírus só terá
permissão para mexer na sua conta (e não nos arquivos do sistema ou dos
usuários das outras contas). Ou seja, vão-se os anéis, ficam-se os dedos
=oP. O sistema iniciará normalmente, e o problema estará restrito somente à
sua conta.

Então não tem como um vírus danificar os arquivos do sistema?
Sim, tem como. Basta ele explorar algum bug/falha do sistema operacional ou
de algum programa que rode com permissão de root. Por isso que é MUITO
importante manter o sistema atualizado, pois no momento que aparecer um
vírus explorando alguma falha, em poucas horas já haverá correção para essa
falha e vc poderá atualizar o seu sistema, ficando imune a esse vírus. Ah!
Caso vc esteja usando a conta de root, e não a sua que requisita sempre uma
senha para realizar tarefas administrativas, boa sorte. Caso pegue algum
verme/vírus, ele terá o sistema todo para ele. Por isso, NUNCA navegue na
internet ou utilize arquivos de pendrives, cds, disquetes etc usando o root.

E o mais importante: o usuário é o maior responsável pela segurança do
sistema. Portanto, senhas fáceis, utitlizar o root constantemente, instalar
programas de fontes desconhecidas, não atualizar o sistema, etc, são a maior
fonte de problemas.

Seja responsável e estará seguro!

Ah, e onde o wine entra na história? O wine roda na sua conta, com seu
usuário, logo, atenção ao abrir arquivos com o wine, como por exemplo um
arquivo do word usando o MS Office no Linux (via wine). O que poderá
acontecer? Eu me arrisco dizer que só os programas instalados via wine
(dentro da sua conta) poderão ser prejudicados. Creio que seus arquivos
pessoas, que ficam em um outro "diretório" visto pelo Wine, não será (não
tenho certeza). Buscas no google esclarecerão (e confundirão) mt sobre essas
dúvidas.

Espero que tenha esclarecido...

Falous!!
--