obrigado a você pelas dicas... :-)

andei testando o FluxUbuntu (não é oficial da Ubuntu).
tem boa responsividade para abertura e fechamento de
janelas... mas ainda prefiro o XUbuntu como Firefox,
Abiword, Gnumeric, XSane, ..., tudo em português.

o que deu de errado na sua instalação do XUbuntu?
já o vi rodando num Pentium II 400MHz com 256MB de RAM,
uma "belezura"!

   obrigado de novo!

         anderson

Anderson Francisco da Silva