Andre Cavalcante wrote:

> Deixe me ver se entendi, você tem dois computadores em uma rede interna e
> esta está roteada com a internet. É isso?

Exatamente, mas eu estou interessado na taxa de transferência de dados
entre as duas máquinas. Eu só mencionei o modem roteador porque o
tráfego de dados é coordenado por ele.

> Vamos supor que sim e admitindo que você tenha um router verdadeiro (i.e.
> roteador nível 3), logo não há colisão.

Como vou saber isso? se é nível 3 ou não?

> [...]
> os cabeçalhos da pilha TCP/IP/Ethernet colocam em cada pacote. Aqui é que
> a coisa complica porque de 1500 bytes máximo possível do cabeçalho
> ethernet, só a pilha TCP/IP/MAC consome mais de 100 (é variável). Tem
> também a atualização da parte gráfica que toma mais um tempinho, o que
> pode por o processo de cópia pra dormir. Lembre-se igualmente que o
> tráfego da rede ethernet é em rajada, jamais ocupando toda a banda do
> cabo. Teoricamente, a taxa efetiva da ethernet é da ordem 70% da
> utilização, isso sem colisão. Com colisão dá algo em torno de 37%.

Mas as velocidades envolvidas não muito maiores que os 12,5 MB/s. Veja,
23,16 MB/s de escrita e 1389,65 MB/s de leitura no windows (não sei por
que a velocidade de leitura é tão maior que no linux, não parece
razoável); 57.89 MB/sec de leitura e 49.7 MB/s de escrita no linux. Os
7,1 KB/s estão muito abaixo disso, inclusive da velocidade da placa,
12.5 MB/s.

> Logo, é enganoso você pensar que vai ter taxas efetivas em uma rede
> TCP/IP/Ethernet da mesma ordem da taxa de tráfego no cabo. Se você pegar
> 12.5 M e tirar 70% = 8.7M. Os teus 7.1M estão somente um pouco abaixo do
> teórico, logo te diria que está bom, mas concordo que poderia ser melhor.

Sei não, André, acho meio exagerada essa perda.

Complementando, para saber a velocidade de escrita no linux fiz [esses
comandos peguei tudo na internet, não tenho esse conhecimento todo não]

 [EMAIL PROTECTED]:~$ sync;time bash -c "(dd if=/dev/zero of=bf bs=8k
count=500000;
 sync)"
 500000+0 records in
 500000+0 records out
 4096000000 bytes (4.1 GB) copied, 82.3475 s, 49.7 MB/s

 real    1m24.718s
 user    0m0.408s
 sys     0m25.646s

Pra baixar assim a perda deveria ser toda através da placa de rede e
cabos. Fico pensando se a crimpagem dos cabos foi bem feita ou se os
cabos têm a qualidade esperada. Isso tem a ver?

Obrigado por responder.

Luiz Fernando