> Tem certeza disso? Que eu saiba, a parte mais externa, que é o final
> do HD, é a mais eficiente.

Eu também tenho esta impressão, pois a velocidade angular deve ser a mesma
em toda a superfície da mídia, logo, o tempo para completar um giro deve ser
o mesmo, e como a parte mais externa tem maior raio e, por conseguinte maior
circunferência, no mesmo tempo acessa-se mais dados.

Me corrijam se eu estiver errado, mas com certeza a parte mais externa é o
final do HD, é só ver em um CD com poucos dados gravados que ele ficam na
parte mais interna.

Ewerton Dutra