2008/9/6 Peter Parker <[EMAIL PROTECTED]>:

> Eu também tenho esta impressão, pois a velocidade angular deve ser a mesma
> em toda a superfície da mídia, logo, o tempo para completar um giro deve ser
> o mesmo, e como a parte mais externa tem maior raio e, por conseguinte maior
> circunferência, no mesmo tempo acessa-se mais dados.

Na verdade a justificativa é essa, mas ao contrário. Se a velocidade
angular é mesma em toda a superfície do disco, há uma densidade maior
perto do centro, daí mais dados por segundo. Somente disquetes antigos
tinham o "início" do disco na periferia do mesmo. Mas isso é
transparente para o usuário. Nos particionadores simplesmente as
partições mais à esquerda usarão os clusters de endereços menores e,
podes ter certeza, estarão em uma área de acesso mais rápido.

> Me corrijam se eu estiver errado, mas com certeza a parte mais externa é o
> final do HD, é só ver em um CD com poucos dados gravados que ele ficam na
> parte mais interna.

OOps1 Você já verificou que um CD é gravado do centro para a borda? Dê
uma olhada melhor da próxima vez que queimar um CD com menos de 500M.
A área escura vai ficar mais no centro.

André Cavalcante