Desinstalei o driver do Via, e tudo continua como antes, Agora se tentar
entrar com o xorg.conf que era utilizado pelo Insigne não funciona mais.
Entrei em Recovery mode no meno selecionei xfix (Try to fix X server) e
obtive o xorg.conf que enviei no email. Em seguida aparece uma tela para
reconfigurar o modo gráfico, mas somente escolhendo para continuar é que
funciona.
Adicionei o driver que você recomendou e continuo com somente a resolução
800x600.
Não consigo alterar a resolução, mesmo quando ele me dá outras opções o
refresh rate aparece em branco. E não permite alterações.

Não sei mais o que fazer, estou trabalhando na resolução 800x600.