Bem em primeiro lugar gostaria de me apresentar...

Meu nome é Marcelo e trabalho com Delphi, PHP, ASP e sou muito fã do
linux... e a versao que mais gostei foi a Ubuntu com Gnome
E como nao podia deixar de ser lá vai uma questao :)

Tenho um sistema feito em Delphi no XP... gostaria de prota-lo para o Linux
Mesmo que eu tenha que aprender uma outra linguagem...
Eu já vi o Python, Gamba, Lazarus e outros... mas todos eles nao me serviram
muito bem... pois estao meio instaveis para meu proposito...
Eu até gostei do gambas... mas nao consegui funciona-lo fora do ambiente de
desenvolvimento...

Bem... em resumo... alguem aqui desenvolve solucoes "fixas" para empresas ?
Quais ferramentas voces usam ?

Eu tenho o Ubuntu 8... num notebook Vaio

Eu pensei em PHP o qual ja sei... mas pra desenvolver os recursos que
preciso será muito trabalhoso...
Meu sistema tem mais de 300 telas
Seria mais ou menos um ERP pra uma empresa de cartoes....

Uma restricao que gostaria de colocar é dificultar usuários curiosos a mexer
nos fontes... mesmo que eu tenha que deixar os fontes em poder da empresa...
mas fora do servidor para nao causarem problemas... será que é possivel ?

Ou seja o Lazarus me serviria muito bem... ja que em windows é feito no
delphi... mas o lazarus ainda esta muito instavel e nao adere o layout
padrao do sistema operacional... e a interface fica horrivel :)

... espero poder ajudar a lista logo em breve :)

Marcelo Silva