2008/10/22 Marcelo Silva <[EMAIL PROTECTED]>:
> Quanto ao NT
>
> Quando o Window 2000 saiu a MS disse que era baseado na tecnologia NT ou
> seja NT é uma tecnologia
 NT siginfica nova tecnologia que vem do VMS paradia da epoca que a MS
"fabricava UNIX"

> Pelo que entendo NTFS é um sistema de particao para alocacao de arquivos
> onde cada tipo de partição se propoe a organizar os arquivos de tal forma
> que segundo o criador da tal particao será mais seguro em termos de nao
> corrompimento do arquivo por nao ser tao fragmentado e consequentemente mais
> rapido.

Mas a questão de permissionamente está associado a NTFS.

> Quando digo sistema baseado em NT quero dizer que sao arquivos que se pode
> dar permissoes por arquivos individuais e nao como um todo como no caso do
> Police do win98

98 não opera sobre NTFS então nao tem o nível de permissionamento que
comentei. como tb nao tem compressao NTFS e nem criprografia no
arquivo,

RESUMO se tu usar uma partição FAT 32 mesmo no teu Windows derivado da
tecnologia NT ( nomer comercial ) então vc verá que nao tem como criar
ACLs nem permissão basica nem extendida do NTFS....

> No caso do temos entre muitas o Linux EXT3 e RaiserFS
>
> Ja nos primeiros sistema linux EXT... ja se dava a opcao de permissoes por
> arquivos ai é que eu digo que por padrao o Linux ja vem mais "seguro"

Tens o mesmo e um pouco mais com NTFS.

> Na verdade eu considero o Linux seguro a medida que todos ainda o
> desconhecem
> Pois assim que se tornar mais conhecido e usado entre os Desktops vao
> aparecer os "programadores" de virus pra ele tambem

Concordo em parte.

> Imagine o seguinte:
>
> Pego o Lazarus e faco um programinha bem "legalzinho" pode ser um joguinho..
> ou tipo aqueles "NAO ABRA" que sabemos que a mao coça :)
> Ai pra abrir o tal programinha pede a senha de administrador...
> Como o usuário já está acostumado a tudo que vai fazer, pedir a senha de
> administrador... lá se vai todo o esforco do pessoal do ubuntu jogado pelo
> ralo.

É o que ocorre muito com Windows.

> Ou seja... o problema não está no sistema e sim no usuário...
>
> E vou arriscar mais... no Windows XP se voce for um usuario comum voce nao
> pode fazer muita coisa... e pra isso voce teria que se logar como
> Administrador / Ou ter permisao pra tal... neste caso a metodologia usada
> pela MS é mais eficiente

Se bem administrado sim, foi o que comentei no início. mas como
sabemos usuário é usuário e vendedor que lucro nao benefício.

Abraço
Alex