Olá Daniel,

Eu uso o mesmo modem e também a Claro 3g.

Jamais consegui conectar pelo wvdial.

Inicialmente, só conseguia conectar pelo programa Vodafone-mobile. Mas
queria algo automático (que conectasse logo que ligasse o micro).

Então fiz o seguinte:

Fui em sistema -> administração -> rede e nas conexão ppp configurei o
número de telefone: *99***1#  usuário: claro  senha: claro  tipo de
conexão: modem serial.  Habilitei.

Depois criei um script, salvando-o com o nome "3g" no diretório /usr/bin
Conteúdo do script:

#!/bin/bash

if [ "$1" = "on" ] ; then
echo "...conectando à rede Claro 3G..."
sudo /etc/init.d/networking start
sudo cat /etc/resolv.conf.bkp > /etc/resolv.conf
echo "...tudo ok, deve estar conectado :-)"
exit 0
fi;

if [ "$1" = "off" ] ; then
echo "...desconectando à rede Claro 3G..."
sudo /etc/init.d/networking stop
echo "...pronto, desconectado"
exit 0
fi;

echo "...opção inválida!"

Criei um arquivo com o nome /etc/resolv.conf.bkp com o seguinte
conteúdo:
nameserver 200.255.121.39
nameserver 200.169.117.14

Depois editei o arquivo /etc/rc.local introduzindo, antes da linha "exit
0" uma linha com o seguinte comando:
3g on

Após, apenas reiniciei o micro COM O MODEM JÁ PLUGADO NA USB e já estava
conectado.

(é claro que não "descobri" esse negócio sozinho... achei na net, mas
não sei onde... só fiz algumas adaptações)

Espero ter ajudado.
Abraços,
Adenauer
http://adenauersampaio.blogspot.com