Em 02/11/08, Kevin Borges<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Salve José.
>
> Bom, pelo que entendi do seu problema posso propor 3 caminhos:
> 1) você pode utilizar o live cd, e verificar se os dados são lidos. se
> forem, você pode utilizar o nautilus (ou como quiser, gravar cd, pen
> drive ou se vire hehehe) para fazer um back up da pasta que deseja
> salvar. Essa é a meu ver a solução mais simples.

Também gosto desta solução. Na verdade era o que eu queria fazer desde
o início. Me basta recuperar os dados que sejam recuperáveis, queimar
para um DVD-
R e depois ver no que dá.

> 2) utilizar o alternate cd que possui uma opção de recuperação de
> sistema. Essa opção é a meu ver a mais trabalhosa e a com maior
> possibilidade de falhas.

Eu não tenho um alternate CD em maos e nem facilidade para obter um
(pense no fim do mundo e terá pensado em um lugar perto de onde vivo).
De qualquer forma, recuperar o sistema em si é algo que não me atrai,
pois pode haver problemas demais. Vou aproveitar a oportunidade para
zerar tudo e reinstalar limpo.

> [...]
> inteira do disco. esse procedimento é muito utilizado quando você têm
> várias estações de trabalho que irão fazer o mesmo serviço como por ex
> uma lan house. Imagine você ter 20 máquinas e ter que instalar em cada
> uma delas o SO, o jogo que deseja, e cada um dos programas? Assim sendo
> você faz o serviço em apenas 1 hd e o clona tendo 2 hds idênticos. Esses
> 2 você utiliza cada um pra clonar outro e tem 4, e assim vc tem uma PG,
> sacou?  Mas o problema de se clonar é que, como você faz uma cópia
> "idêntica", se o original está com problemas, o problema é copiado.

Eu perguntei ao técnico se não teria como abortar a cópia dos arquivos
que tivessem problemas e ele disse que "talvez" o programa fizesse
isso. Não sei, sinceramente, o que esperar... rsrs

No meu caso a clonagem foi só como backup. A propósito, o HD
problemático é apenas o do sistema, os dados pessoas estavam em outros
lugares.

> Esses programas de recuperação de dados são utilizados por técnicos em
> casos como o seu de "pau" em disco. Eles recuperam (o que for possível)
> os arquivos e os trancrevem (o que sobrou deles) para um disco destino.
> Há vários programas disponíveis na net, é só pesquisar. Essa solução é a
> mais viável caso a nº 1 falhe.

O velho HD já foi para o saco, nem é mais detectado. A mutio custo ele
foi acessado e clonado. A essa altura já deve estar no céu dos HDs....

> Desejo boa sorte, espero ter ajudado e em tempo um último conselho.
> Sempre faça cópias de arquivos importantes em mais de um lugar, pq vc
> nunca sabe quando vai precisar delas hehehe.

Pois é, o Linux nos faz perder esses hábitos... rsrs

Mas boa parte de meus dados estão salvos .;...