Caro Márcio!

Pelo que tu citou de resolução de tela, acredito que teu chipset de
vídeo seja um sis alguma coisa.
No 8.10 tiraram o gksu displayconfig que resolvia o problema, por isso
hj estou com o Mandriva 2009 (gnome) que além de reconhecer tudo no que
se diz respeito a resolução de tela ele reconheceu meu wirelless. Acho
que o o pessoal da Canonnical não vai muito com a cara da sis e muito
menos a sis com a cara de qualquer distro Linux. Também um usava o
ubuntu, mas acabei mudando pro mandriva 2009 por causa dessa questão que
é um tanto chata. O opensuse também foi muito bem mas, o que mais
reconheceu fielmente a resolução (notebook) de 1280x800 foi o Mandriva.

O negócio é ter paciência e aguardar pra ver se o pessoal da canonnical
da um suporte melhor a sis ou a sis pro linux, ou ainda, a gente não
comprar nada que se refira a chipset podre da sis, nenhum tipo.

Abraços

--
Douglas G. Oechsler
e-mail: [EMAIL PROTECTED]