Olá para todxs
Por uma coincidência, hoje estava pensando a baixar o BrOffice3.0.
Li os *post* enviados aqui na lista, sobre esse tema e resolvi seguir o
conselho do Hálen de instalá-lo seguindo o tutorial
http://eldermf.wordpress.com/2008/11/09/instalando-broffice-30-pt-br-no-ubuntu/

Deu tudo certo, instalei e tudo mais... no entanto não consigo deixar o
ícone nos menus do Gnome.
O tutorial pede para que entre no terminal com a seguinte linha:

$ sudo gedit /usr/bin/soffice

Abre um editor, pede para que eu altere que acrescente na primeira linha # e
na segunda

/opt/broffice.org3/program/soffice  "$@"

A grande questão é que, depois que eu faço, não abro o BrOffice 3.0 mas sim
a versão antiga.

Assim, fui tentar por outro tutorial:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=44703.0

Por este, ele pede para que eu entre no terminal com a linha de comando:

$ sudo nano /usr/bin/soffice

E pede para que eu faça uma alteração:
[como está, antes da alteração]

#!/bin/sh
/bin/lib/program/soffice   "$@"

[depois da alteração]
#!/bin/sh
*/opt/broffice.org3/program/**soffice  "$@"*

No entanto, quando faço isto, nem consigo abrir o BrOffice.... clico no
ícone e nada!

Assim, tentei escreve direto no terminal

$ /opt/broffice.org3/program/soffice

E deu certo!!!! Inicia o BrOffice3.0 mas o ícone continua o mesmo!!!!!

O que fiz de errado?
Também utilizei assistência do tutorial

Que só tem uma passagem diferente:
$ sudo gedit