2009/2/4 Tiago Dib <tiago...@gmail.com>

> Danilo dificuldade nenhuma, simplesmente foi opção que outros usuários
> da lista deram. O que pode confundir um pouco é a falta de informação,
> como por exemplo... Você esta dizendo para a pessoa remover o kernel no
> synaptic, ate aqui tudo bem, mas se for feito isso, ele remove a opção
> de bootar esse kernel removido do grub? ou fica constando lá e
> aparecendo uma lista enorme de kernels...

O que a preguiça não faz hein... mas tá vamos lá. Estou aqui com a versão
2.6.27-7 e 2.6.27-11 que não sei porque ainda não removi o anterior. Então
acabei de fazer para colocar os resultados. Abri o Synaptic e procurei pelo
pacote linux-image, são exibidos:

linux-image-generic (e em versão instalada aparece 2.6.27.11.14)
linux-image-2.6.27-11-generic
linux-image-2.6.27-7-generic

botão direito no linux-image-2.6.27-7-generic e MARCAR PARA REMOÇÃO COMPLETA
e confirma.
* NUNCA NUNCA NUNCA remover a opção linux-image-generic!

A saída da ação é:

(Lendo banco de dados ... 173726 arquivos e diretórios atualmente
instalados).
Removendo linux-restricted-modules-2.6.27-7-generic ...
update-initramfs: Generating /boot/initrd.img-2.6.27-7-generic
(Lendo banco de dados ... 173668 arquivos e diretórios atualmente
instalados).
Removendo linux-image-2.6.27-7-generic ...
Examining /etc/kernel/prerm.d.
run-parts: executing /etc/kernel/prerm.d/dkms
run-parts: executing /etc/kernel/prerm.d/last-good-boot
Running postrm hook script /sbin/update-grub.
Searching for GRUB installation directory ... found: /boot/grub
Searching for default file ... found: /boot/grub/default
Testing for an existing GRUB menu.lst file ... found: /boot/grub/menu.lst
Searching for splash image ... found but preserving previous setting:
splashimage=/boot/grub/splashimages/ubuntu-carpete.xpm.gz
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.27-11-generic
Found kernel: /boot/vmlinuz-2.6.27-9-generic
Found kernel: /boot/memtest86+.bin
Updating /boot/grub/menu.lst ... done

Expurgando arquivos de configuração de linux-image-2.6.27-7-generic ...
[...]

Como você pode ver, o menu.lst é atualizado.
Uma tela se abriu pra mim perguntando qual ação eu queria tomar em relação
ao menu.lst. Como ele já foi atualizado eu deixei a opção "manter a versão
atual" só cliquei em avançar.

O warning abaixo apareceu

rmdir: falha ao remover `/lib/modules/2.6.27-7-generic': O diretório não
está vazio
dpkg - aviso: durante a remoção de linux-image-2.6.27-7-generic, diretório
'/lib/modules/2.6.27-7-generic' não estava vazio, logo não foi removido.

Então se você quiser pode remover manualmente ...

> Por isso que falei, uma coisa é remover o kernel da inicialização
> (menu.lst)por isso outros usuários indicaram ferramentas gráficas para
> manutenção do grub, e manter o kernel na maquina, outra coisa é remover
> completamente o kernel (usando o synaptic, só não sei se fazendo isso
> ele vai tirar do menu.lst)

Sim vai.. como comprovado anteriormente.

> Ps- Eu particularmente não vejo problema algum em manter os kernels
> antigo.

OK. Pra mim é um problema manter 96.6 MB que não serve para nada. Mas como
atualmente 1 GB ~ R$ 1,00 então cada um faz aquilo que bem entender com seu
dinheiro e espaço.

Mais detalhado que isso só eu acessando remotamente e fazendo pra você.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com