Gil eu tenho tuto em pt-BR para compilar o kernel + RTAI para o ubuntu. Os
melhores manuais que vi são em inglês, claro.

Entretanto engrosso o coro: você deve ter muita consciência e um bom motivo
para compilar o kernel Linux, por exemplo aprender a fazer isso. Não que a
tarefa seja difícil (na verdade é uma receita de bolo e lhe digo que
qualquer um que conhece alguns comandos de terminal é capaz de executar),
mas exige um certo sentido na coisa.

Genericamente (precisa ser root para executar, mas podes usar como usário
comum usando chroot):

baixe o kernel vanilla (kernel-2.6.xxx.tgz) e o descompacte em /usr
crie um link linux para o diretório
entre no diretorio: cd /usr/linux
configure-o: make menuconfig - aqui é o problema, cê tem que configurar
certo senão nem ao menos inicia (faz o boot)
compile-o: make-kpkg linux_image linux_headers (vai demorar umas 2 horas
para o kernel completo)
instale-o: dpkg -i *.deb (aqui tem que ser root, claro)
reinicie e no grub vai estar uma nova entrada com o kernel novo, escolha-o e
boa sorte no boot.

Claro que a receita acima admite inúmeras variações e estou escondendo
alguns detalhes, por isso, procure na net mais informações antes de
prosseguir.

MUITO IMPORTANTE: não faça isso na sua máquina de produção - é um risco
desnecessário

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.