É, acho que o lance é tolerância.

Em vez de responder de maneira grosseira e tal (mesmo quando o cara meio que
pede ajuda xingando o ubuntu), acho que é melhor manter o nível.

 É preferível da primeira vez que uma pessoa faz uma pergunta "boba" dessa,
instruí-la sobre os outros modos que ela pode conseguir ajuda e de forma
instantânea.

Algo como "A solução é X. Mas lembrando que quando você tiver alguma outra
dúvida você pode procurar no google com as palavras ubuntu e etc. Você
também pode procurar na wiki do ubuntu nesse endereço: XYZ".

Creio que seja preciso ter paciência. Afinal um dia você também já pode ter
sido iniciante. Se uma pessoa se acha expert ou avançado o suficiente,
talvez seja a hora de pensar na possibilidade de deixar a lista e procurar
um lugar mais apropriado/avançado (sem ofensas).