2009/3/2 Evandro Begati <evandro...@gmail.com>

> Kernel RT é realmente necessário?

É necessário para algumas aplicações.

> Só tenho problemas com delay de gravação de som no meu note, porque o som é
> da VIA, um lixo.

Por exemplo, o que o Givaldo necessita é o que chamamos de Soft RT, é um RT
na média. É muito útil para aplicações como o Rose que faz captura e
codificação on-the-fly. Nestes casos um kernel que faz o reagendamento das
tarefas mais rápido é muito importante, porque o Rose deve estar ativo
quando da hora de fazer uma captura em um instante de tempo determinado. Mas
se o Rose perder alguns destes instantes, na média é possível ao hardware
colocar os dados em buffer para o Rose tratar depois. Mas se o Rose perder
muitos dados, há problemas tanto de under quanto de over no buffer e aí o
som degrada.

> Mas um pc com um som onboard melhor (realtek por ex) ou então até com uma
> com uma Creative Audigy, creio que não haverá problemas desse tipo. Não?

Quanto melhor o hardware, melhor a qualidade do som, sem dúvida, mas se o
software não tiver pronto para tratar os dados, de nada adianta. O inverso
também é verdade, não adianta ter um baita software se o hardware é uma
bos... Note que a aplicação não é de um simples player (tocador) ou mesmo de
um estúdio que pega trilhas midi ou wave de teclados e outros instrumentos
externos. É tudo junto e com codec. Em soft RT a velocidade às vezes é mais
relevante.

Mas se a aplicação for industrial, por exemplo (e é a minha área), não dá
para perder nenhum instante - imgina um alto forno da petrobrás que tem
chaves de regulagem da pressão: se eu não tratar na momento certo,
simplesmente as coisas não acontecem. Esse é um exemplo de hard RT e é o que
estamos agora atrás em termos de kernel do linux (note que o problema aqui
não é velocidade, pois a leitura dos sensores de pressão pode ser em
intervalo de segundos, mas que as coisas devam acontecer no momento certo,
se eu detectar uma variação na pressão (para mais ou menos), as chaves devem
ser acionadas no momento adequado para realizar o controle da pressão).

Outros alternativas de patch RT para kernel linux:
* http://www.rtai.org - muito bom mas tem uma API própria
* http://www.rtlinuxfree.com - este tem duas versões uma paga (para
WindRiver) e outra open, mas ninguém sabe para o sistema realmente vai;
* http://www.e-rtl.org/partikle.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.