Sobre driver de MODEM PCI o que pior aconteceu foi na epoca de transição
kernel 2.4 -> 2.6 o modem "CONEXANT HSF/HCF" tinham drivers para o kernel
2.6 mas custavam uns 15 dolares.

Imagina eu ir lá com meu pai "Paga 15 dolares para eu poder usar meu modem
no meu kernel beta 2.6 ?"

A provavel resposta seria "WTF? Ta funcionando no windows não tá?" : P

putaria, do jeito que meu pai é doido, capaz de ele ter pagado, mesmo assim,
eu não me sinto bem pagando para ter um DRIVER.

Po, se eu compro um hardware, o driver poderia ser de graça PARA TODOS OS
S.Os, não?

e no maldito do kernel 2.4 o modem funcionava com o driver free : (

depois a conexant para não parecer tão maléfica fez um driver free pro
kernel 2.6 COM UMA SIMPLES limitação, a conexao não passava de 14.4k

hoje em dia o driver é completamente free, ainda bem há muito tempo que não
sou mais dependente de discada =P

--
Gerson "fserve" Barreiros