Pessoal,

Eu abri o tópico e venho acompanhando as opiniões de vocês. Eu lancei a
questão tendo como base os cursos de computação, onde, na minha opinião, é
muito melhor usar Linux para aprender como as coisas funcionam. Se o cara
vai trabalhar com Windows depois da faculdade é outra história. Se na
faculdade o cara aprendeu bem algorítmos, estruturas de dados, banco de
dados, arquitetura de computadores, redes, análise de sistemas, etc, não
importa qual sistema operacional ele vai usar depois, o conhecimento
adquirido vai servir para qualquer plataforma. Mas se na graduação o cara só
aprendeu .Net, aí eu vejo um problema.

Concordo que em algumas áreas o Windows domina por pura falta de opções no
Linux. Por exemplo: um acadêmico de Design, que vai trabalhar em agências de
propaganda e publicidade, precisa sair da faculdade sabendo Photoshop de
olhos fechados, senão não vai conseguir emprego. Outro exemplo são os cursos
de engenharia. Não existe um software similar ao AutoCAD R14 para Linux.

Agora, um curso de filosofia, por exemplo. Desde que o computador funcione,
e a pessoa consiga fazer o que precisa (escrever textos e pesquisar na
internet), não importa muito o sistema operacional. Este tipo de usuário nem
vai notar a diferença, a não ser que já tenha bastante experiência com
Windows.

Fico muito contente quando vejo trabalhos como o da Jenny, para mim Linux
tem tudo a ver com educação. No próximo semestre na faculdade vou me
matricular numa disciplina chamada "Informática na Educação", para me
aprofundar nos assuntos Software Livre + Educação.

Recentemente até o John C. Dvorak tem falado bem do Ubuntu. Com essa crise
econômica que mundo atravessa, economizar dinheiro com licenças de software
tem sido um assunto cada vez mais discutido nas empresas. Leiam o artigo do
John "Maddog" Hall: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20090330.php. É aí que
vejo uma grande oportunidade de crescimento do Linux. Quanto mais as pessoas
e empresas usarem Linux, maior será a chance de termos versões nativas do
Photoshop e do AutoCAD para Linux. Não serão softwares livres, com certeza,
mas pelo menos teremos mais opções.