Olá Luciano.

2009/4/8 Luciano Santos <luciano.san...@tan.com.br>:
> [...]
>
> Eu abri o tópico e venho acompanhando as opiniões de vocês. Eu lancei a
> questão tendo como base os cursos de computação, onde, na minha opinião, é
> muito melhor usar Linux para aprender como as coisas funcionam. Se o cara
> vai trabalhar com Windows depois da faculdade é outra história. Se na
> faculdade o cara aprendeu bem algorítmos, estruturas de dados, banco de
> dados, arquitetura de computadores, redes, análise de sistemas, etc, não
> importa qual sistema operacional ele vai usar depois, o conhecimento
> adquirido vai servir para qualquer plataforma. Mas se na graduação o cara só

Acredito que isso seja um ponto pacífico entre todos os que escreveram
nesta discussão até agora.

> Concordo que em algumas áreas o Windows domina por pura falta de opções no
> Linux. Por exemplo: um acadêmico de Design, que vai trabalhar em agências de
> propaganda e publicidade, precisa sair da faculdade sabendo Photoshop de
> olhos fechados, senão não vai conseguir emprego.

Nisso eu discordo de você. O acadêmico de design DEVE saber desenhar,
no computador ou fora dele.
Vou te dar um exemplo. Eu estava usando o linux e abri o inkscape. Um
colega meu, desenhista, olhou e perguntou que versão do Corel Draw era
aquela e eu disse que não era Corel Draw. Então ele percebeu que eu
tava no Linux e não no Mac (eu tenho o meu desk personalizado com cara
de Mac). Aí ele pegou o computador e começou fazer alguns desenhos. No
final disse que o software era muito bom, que ele tava com algumas
dificuldades nas teclas de atalho, que eram diferentes do Corel e que
sentiu falta de dois efeitos que ele queria aplicar (não me lembro
mais o nome desses efeitos, mas acho que vocês já entendenderam). O
cara quando sabe fazer as coisas, até pode ter dificuldades no início
(a tal da curva de aprendizagem de uma nova ferramenta), mas depois
que ele pega a coisa, flui muito bem. Agora eu conheço gente que só
sabe mexer no Corel Draw e muito mal e não consegue usar nada
diferente.

> Outro exemplo são os cursos
> de engenharia. Não existe um software similar ao AutoCAD R14 para Linux.

Vou discordar de você mais uma vez. AutoCAD está morto já faz muito
tempo, mas ele permanece um morto-vivo no mercado pelo simples fato de
que muitos se acomodaram com ele. Se você é engenheiro eletricista,
vais usar CAD Elétrico. Se és engenheiro mecânico, CAD Mecânico, se és
civil, tem ferramentas para Civil muito melhores que o AutoCAD e que
as grandes e sérias empresas usam. Hoje, em termos de CAD já não há
tanto espaço para programas genéricos como o AutoCAD. Mas como tem
aqueles inúmeros plug-ins em autolisp por aí, e um pessoal que mais
xiita em autocad que o pessoal do kernel linux, o AutoCAD sobrevive
perambulando por aí e colocando aquele formato de arquivo horrendo que
só ele abre direito.

> Agora, um curso de filosofia, por exemplo. Desde que o computador funcione,
> e a pessoa consiga fazer o que precisa (escrever textos e pesquisar na
> internet), não importa muito o sistema operacional. Este tipo de usuário nem
> vai notar a diferença, a não ser que já tenha bastante experiência com
> Windows.

Não subestime os usuários de humanas. Eles talvez tenham mais
exigências que você possa perceber...

> [...]
> aprofundar nos assuntos Software Livre + Educação.
>
> Recentemente até o John C. Dvorak tem falado bem do Ubuntu. Com essa crise
> econômica que mundo atravessa, economizar dinheiro com licenças de software
> tem sido um assunto cada vez mais discutido nas empresas. Leiam o artigo do
> John "Maddog" Hall: http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20090330.php. É aí que
> vejo uma grande oportunidade de crescimento do Linux. Quanto mais as pessoas
> e empresas usarem Linux, maior será a chance de termos versões nativas do
> Photoshop e do AutoCAD para Linux. Não serão softwares livres, com certeza,

Olha só. Opções até já existem: como falei no post acima, quanto mais
especializado é o CAD, melhor para o profissional e, neste sentido, há
inúmeras alternativas. Mas elas geralmente são mais caras no Linux que
no Windows...

Bom eu tô com o Linux hoje por pura escolha também. Estou nessa pela
filosofia. Normalmente não tenho problemas com pagamento de licenças e
coisas desse tipo, porque sou funcionário público em uma universidade
federal e, geralmente, ao participarmos de projetos de
pesquisa/extensão/etc. estes custos já estão embutidos. É questão de
opção mesmo. E para manter a minha consciência tranquila por estar
fazendo parte de uma nova era.

Resumindo: na antiguidade, quem sabia ler e escrever era Sacerdote
(tão ou mais importante que o próprio Faraó). Hoje quem sabe programar
/ usar o computador em sua plenitude é uma espécie de sacerdote da
tecnologia. Espero o dia em que TODOS, sem exceção, tenham acesso não
só aos computadores, mas aos conhecimentos sobre ele, assim como hoje
apenas uma pequena parcela de nossa população ainda permanece sem
saber ler e escrever, aguardo o dia em que apenas um minúscula parcela
da população não saiba operar e mesmo programar um computador (seja
ele que formato tenha no futuro)!

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.
Ubuntu User number # 24370