Eheheheh você me interpretou errado Danilo, não quis ser agressivo, só falei
que esse lance de mudança sempre traz problemas de adaptação. E para mim
isso também é um problema. Quando usei o exemplo do KDE foi só para
exemplificiar e descontrair. Eu mesmo nem curto o KDE.

De qualquer modo eu pensava igual a você, mas a diferença é que não é tão
simples assim, essas mudanças não são coisas de duas semanas não. E,
provavelmente, quando você fala de mudanças você fala das mudanças visíveis,
assim como eu, via apenas as mudanças mais fáceis de ser visualizadas no
desktop. O que acontece é que existem inúmeras outras mudanças nos
softwares, no gnome, restruturação de código, de biblioteca, mudança de
algoritmos em busca de performance ou de estabilidade, outras mudanças no
kernel. E o time de desenvolvedores do ubuntu trabalha lado a lado e alguns
até fazem parte do time de desenvolvimento de outros projetos upstream
(gnome, debian, kernel) e posso dizer que muitas vezes não é um trabalho
trivial. Então essas mudanças que agente vê são apenas a ponta do iceberg.
Ultimamente, cada vez mais, eu tenho aprendido isso.

Eu costumo ser pouco entusiasmado em relação às novas versões tanto que eu
praticamente nem dei bola para o 8.10 e sequer cheguei a instalar no meu
computador pessoal. Mas as mudanças trazidas pelo 9.04 não tem como ser
negadas. E o boot está, de fato, e comprovadamente, mais rápido. Concordo
que tem gente que exagera e fala que seu sistema está não sei quantas vezes
mais rápido e não sei o que. Mas de fato, existem vários benchmarchs (e isso
sim é coisa profissional) pela internet que provam que pelo menos o boot
está mais rápido, fato. E o ext4, é também mais rápido que o ext3 por causa
de coisas como a *alocação tardia* e, por isso, há sim uma melhora no
desempenho geral no sistema, nada que vai mudar completamente sua vida ou
que seja 10X mais rápido, mas com certeza houve uma mudança que, por
exemplo, não aconteceu em relação a sistema de arquivos do 8.04 para o 8.10.

No geral, era isso, só queria que você visse que a coisa toda é mais
complicada do que parece. :) Ah e sobre o lance democrático que você disse
acho que você deve estar falando do ubuntu brainstorm.

http://brainstorm.ubuntu.com/

Lá tem várias idéias, bacanas e você pode procurar alguma que tem haver com
a(s) sua(as) e complementar com sua opinião. É bom lembrar que como é
democrático o pessoal pode não gostar muito da idéia, ou nem votar, e para
uma idéia ser implementada de fato é preciso ter visibilidade. Além disso,
há o problema da viabilidade, podemos encontrar muitas idéias boas lá, mas
que não podem ser implementas por um motivo ou outro, seja por limitações em
relação ao tempo, retrições arquiteturais, motivos burocráticos ou o
custo-benefício, e o pessoal da Canonical tem que dizer não :D

Até, espero que você tenha me feito enteder melhor desta vez. :)